Arroio Trinta - Capital Estadual do Pêssego

A história do Município de Arroio Trinta inicia no ano de 1922, com a chegada dos primeiros colonizadores, vindos do sul do Estado, mais precisamente das regiões de Criciúma e de Urussanga. Esses pioneiros, descendentes de italianos, vieram em busca de terras férteis que produzissem o sustento de suas famílias. 

A localidade, então pertencente à Videira, foi elevada à Distrito em 1944, e em 15 de Dezembro de 1961 conquistou a sua emancipação. 

Com base na cultura e na tradição herdadas de seus fundadores, Arroio Trinta destaca-se como um Município tipicamente italiano, que cultiva a dança folclórica, a culinária, a música e a língua italiana, matéria obrigatória em todas as suas escolas. Com um clima e uma altitude que favorecem à fruticultura, o Município é importante produtor de pêssegos e de outras frutas de clima temperado. 

Arroio Trinta é hoje um atrativo Município, integrante de uma expressiva região turística do Estado de Santa Catarina.

 

 

Aspectos Gerais:

O município de Arroio Trinta conta com uma área de 110 km2 e possui uma população de 3.488 habitantes, sendo 2.095 na zona urbana e 1.393 na zona rural, com uma densidade demográfica de 31.71 habitantes por km2 .

A altitude média na cidade é de 840 m, sendo que em algumas montanhas no interior do município chega a 1.350 m em relação ao nível do mar. O clima é temperado e apresenta uma temperatura média anual de 16 graus.

Tem como padroeira NOSSA SENHORA DOS CAMPOS E RAINHA DA ORAÇÃO, comemorado em 12 de julho.

 

Rodovias de Acesso:

Rodovias de acesso SC 453 ligando Videira a Salto Veloso.

 

Principais atividades econômicas:

Número de comércio = 65

Número de indústrias e serviços = 69

Autônomos = 12

 

Hotelaria:

O parque hoteleiro de Arroio Trinta é formado por 2 hotéis.

 

Bares, Lanchonetes, Restaurantes e Sorveterias:

6 Estabelecimentos comerciais neste ramo, oferecendo diversas opções gastronômicas.

 

Hospitais:

Hospital Beneficente São Roque

Rua Francisco Nava
Fone (49) 535.1166
Com 21 leitos

 

Farmácias:

1 Estabelecimento.

 

Telefones Úteis:

DDD: 49

ACIAT - Associação Comercial Industrial de Arroio Trinta: 535-1163

CASAN: 535-1254

CELESC: 535-1175 - 535-1132

Polícia Militar: 535-1241

Posto de Saúde: 535-1142

 

Principais Atrativos:

Pavilhão Paroquial:

Capacidade para 800 pessoas
Rua Francisco Nava, próximo à Igreja Matriz

SERCACRUZ:

Sociedade Esportiva Recreativa Cultural Cruzmaltino, com capacidade para acomodação aproximadamente 500 pessoas, possui piscina, módulo esportivo com 04 pistas de bolão bola 23, 02 canchas para bocha, pista para dança, atendimento de bar, com serviços de cozinha, refeições diversificadas, dando prioridade à comida italiana.

11 Centros Comunitários
01 Campo de Futebol - Estádio de Futebol Vergílio Biava
01 Ginásio Municipal de Esportes com quadra para futsal, 02 pistas para bolão, 02 canchas de bocha
01 quadra de areia Aníbal Manenti, nas modalidades futebol e voleibol.

 PESQUE E PAGUE LIDANI:

Localizado na Linha Passoni, a 3 km da cidade, com fácil acesso
Proprietário: Zelindo Lidani
Fone: (49) 535.1079 - ramal 21

Jantares com pratos preparados a base de peixes semanalmente ou sob encomendas a qualquer dia. Possui 6 tanques, com pesca livre, com variadas espécies de carpas e tilápias. Possui paisagem linda e clima agradável.

RECANTO DO GIGIM - Pomar de pêssego:

Localizado na Linha Valverde, distante a 2 km da cidade, com acesso asfalto
Proprietário: Luiz Cividini
Fone: (49) 535.1169

Pomar com bela paisagem, estruturado para receber turistas, atendimento feito pela própria família, oferecem pêssego de ótima qualidade durante os meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro, além de derivados do pêssego.

COVA DA IRIA:

Situada na comunidade de Linha Passoni, distante 3 km da sede do município, é local onde se promovem festas. Possui uma gruta com imagens representando o aparecimento da Nossa Senhora de Fátima. A paisagem deste local é muito linda, ambiente agradável e tranqüilo.

GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES:

Situada a 4 km da cidade, existe uma gruta muito linda, em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Santo Antônio.

MORRO DA GRUTA NOSSA SENHORA APARECIDA:

Linha Aparecida, situada a 8 km da Sede do Município, tem paisagem muito bonita, clima agradável, com visita a esta gruta pode-se fazer através de uma trilha íngreme em meio a mata nativa num percurso de 2 km. Neste local tem um mirante com vista para várias cidades vizinhas como Videira, Joaçaba e com binóculo vê-se Santa Cecília. Já se constatou que numa região muito grande este morro é o mais alto, com potencial para prática de esportes radicais, como vôo livre.

Praças:

- Praça do Imigrante
- Praça do Motorista
- Praça do Colono

 

Folclore:

CTG - CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS

Localizado na Linha Passoni, distante a 3 km do centro da cidade, numa área preparada para rodeios e cavalgada, por entre árvores nativas de espécies raras, coordenado pelo CTG - Tropeiros da Tradição.

GRUPO DE DANÇAS

- Grupo de Danças Italianas DANC’ITALI
- Grupo de Danças das Nonnas
- Grupo de Cantos dos Nonnos
- Grupo de Teatro
- Grupo Musical Banda Estado Maior
- Grupo Musical Família Paganini
- Grupo de Danças “Ballo Atuallo
- Coral Municipal Adulto
- Coral Municipal Infantil
- Banda Municipal Musical

 

Jornais:

1 Jornal local traz a informação para a cidade.

 

Principais Eventos:

JANTAR DANÇANTE ITALIANO:

Arroio Trinta é o Município de Santa Catarina que possui 97%, o maior percentual de descendentes de italianos. Foi também o primeiro município do mundo, fora da Itália, a introduzir a língua italiana como matéria obrigatória em todas as escolas no município.

Durante o ano diversos eventos são realizados para manter viva a tradição italiana, sendo um dos mais tradicionais o JANTAR DANÇANTE ITALIANO, que é realizado próximo ao dia 02 de junho, tendo como local o Salão Paroquial, com responsabilidade do CTI - Centro de Tradições Italianas - fone para contato (49) 535.1142 com Cláudio.

FESTA DA PADROEIRA:

Realiza-se dia 12 de julho, na Igreja Matriz, festa da Padroeira Nossa Senhora dos Campos e Rainha da Operação, trazida pelos italianos quando da vinda deles da Itália para o Brasil e posterior trazida de Urussanga para Arroio Trinta. Conta com grande número de devotos.

FESTA DO MOTORISTA E CAMINHONEIRO:

Acontece todos os anos, no primeiro final de semana de dezembro, a maior festa em homenagem aos motoristas e caminhoneiros. Atrai visitantes e caminhoneiros de todo o Brasil.

Durante o ano os caminhoneiros, já organizados, entram em contato com postos de combustível, transportadoras, restaurantes e empresas de todo o Brasil, para divulgação da festa, bem como fazem a coleta de brindes oferecidos para distribuição durante a festa.

A festa inicia-se no sábado com a chegada dos visitantes, das empresas que montam seus stands, para divulgação de seus produtos bem como caminhões. No final da tarde acontece o buzinaço , com carreata, acompanhada pela Banda Musical Municipal.

No domingo, as 06h00 da manhã, acontece a grande alvorada com buzinas, fogos e músicas.

As 09h00 na comunidade de Linha Paulina, inicia a procissão com benção de caminhões, carros, motos e bicicletas. Após a Santa Missa com recepção calorosa aos motoristas. A festa ocorre com vários shows com artistas convidados.

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA:

Acontece dia 12 de outubro na comunidade da Linha Aparecida, grande Festa de Nossa Senhora Aparecida, com grande número de devotos. Com responsabilidade da Igreja Matriz.

FESTA DAS MÃES:

Realizada na Cova da Iria, na Linha Passoni, no segundo domingo de maio, em homenagem as mães, atrai pessoas de toda a região, onde acontece a grande partida de futebol entre as mães da cidade e as mães do interior.

FESTA DOS PAIS:

Acontece na Linha Sagrada Família, distante a 6 km do centro da cidade é palco da grande Festa dos Pais, realizada sempre no segundo domingo de agosto, atraindo pessoas de toda a região pela bela paisagem natural, clima agradável, distribuição de brindes a todos os pais, com abertura feita pelos cavalarianos do CTGs da Região e Café Colonial para os pais.

FESTA DE NATAL:

Todos os anos, nas datas que antecedem o Natal, o CTI - Centro de Tradições Italianas, juntamente com a Prefeitura Municipal e ACIAT, realiza a grande festa de natal.

Durante a semana a caravana dos organizadores percorre todas as comunidades do interior, levando o Papai Noel, atrações culturais diversas, na oportunidade são distribuídas balas e chocolates para as crianças.

No dia 23 é realizado o encerramento do evento na cidade com shows diversos: culturais, artísticos e fogos de artifícios.

SEMAJU - SEMANA DA JUVENTUDE:

SEMAJU é um evento promovido pelo Departamento da Juventude da Prefeitura Municipal de Arroio Trinta, que tem como objetivo abranger todos os jovens, com a finalidade de envolvê-los em todos os segmentos da Sociedade. É considerado o maior evento do gênero do Estado. São oito dias de intensas atividades tais como: Noites Culturais, Palestras Informativas, Noites Esportivas, Gincanas Culturais e Artísticas, Campanhas Comunitárias, entre outras.

CAVALGADA E RODEIO CRIOULO:

A cavalgada e Rodeio são eventos promovidos e realizados pelo CTC - Tropeiros da Tradição, com o objetivo de divulgar as tradições gaúchas, o evento reúne cavalarianos de toda a região para cavalgada, bailes, comidas típicas e missa crioula.

 

Informações Gerais

Área:
110 Km2

População:
3.488 habitantes

Fundação:
15 dezembro de 1961


Junho:
Jantar Típico Italiano

Outubro a Janeiro:
Colheita do Pêssego

Dezembro:
Festa do Motorista

 

Outras Fotos


Colheita do Pêssego

 


Grupo de Danças Italianas "Danc' Itali"

 


Grupo de Danças Italianas "Danc' Itali"

 


Grupo de Danças Italianas "Danc' Itali"

 


Colheita do Pêssego

 


Florada do Pêssego

 


Site Desenvolvido  e  Hospedado  Gratuitamente  por
http://www.conection.com.br
  E-Mail: conect@conection.com.br